Gabrielli diz que sondas foram compradas legalmente

N – Ontem, quinta-feira (26), o ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, prestou depoimento à Justiça Federal do Paraná por ocasião das investigações da Operação Lava Jato. O relato foi filmado e disponibilizado pelo Estadão.

Questionado sobre as aquisições, em 2006 e 2007, dos navios-sonda das empresas Mistui e Samsung , Gabrielli disse que tudo foi feito seguindo as normas da estatal. “Acredito que as duas sondas seguiram em ultima instância todos os procedimentos da Petrobras”, disse.

Ele afirmou também que o ex-diretor da área internacional da Petrobras, Nestor Cerveró nunca lhe pediu nenhum tipo de “facilitação” nas negociações para as compras do equipamento com as empresas estrangeiras.

De acordo com o executivo, esse tipo de compra envolve várias decisões da diretoria executiva da estatal, e não apenas o parecer do diretor da área internacional. As decisões são feitas com base em pareceres técnicos das diretorias internacional e de finanças, além do parecer do setor jurídico da companhia. “Existem várias aprovações, cada uma tem uma pauta, uma ata”, disse Gabrielli.

Questionado pelo juiz Sergio Moro, Gabrielli disse que teve “poucos contatos com Julio Camargo”, o lobista que fez delação premiada. “Ele era o representante da Mitsui no Brasil, pelo que me consta. Representava comercialmente, tinha participações nas reuniões com os técnicos. Mas não tive nenhuma reunião pessoal com ele”.

Gabrielli também negou conhecer Fernando Falcão Soares, o Fernando Baiano, preso como suposto operador do PMDB na diretoria internacional da Petrobrás. “Não conheço o sr. Fernando Soares. Não me recordo se ele esteve presente em reuniões com a Mitsui e a Sansung. Não consigo lembrar quem era o sr. Fernando Soares”, afirmou.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s