23/03/2015 – 00h00

“Direto de Brasília”: PT deve perder dois senadores

A legenda que há 12 anos comanda o País corre o risco de sofrer perdas no Senado

Marta Suplicy a caminho do PSB

Marta Suplicy a caminho do PSB
Foto: Agência Brasil

Em tempo de crise, o PT, o partido da presidente Dilma Rousseff, começa a trabalhar com a ideia de perder dois senadores, uma queda nunca antes registrada na história da legenda.

A primeira perda é uma saída anunciada – a da senadora Marta Suplicy. Consultas já teriam sido formalizadas a advogados de Direito Eleitoral sobre a possibilidade de expulsá-la da legenda ou de pedir na Justiça o mandato da senadora, que está disposta a disputar a prefeitura de São Paulo pelo PSB.

Outro petista histórico, o senador Paulo Paim (RS), disse haver sido abordado por líderes partidários para uma possível saída do PT. Em parte por causa das críticas feitas contra as medidas provisórias do ajuste fiscal que restringem os benefícios previdenciários e trabalhistas.

“O PT e o Brasil precisam entrar nos trilhos”, recomendou.

Petrobras quebra recorde no pré-sal

Mesmo em inferno astral, a Petrobras deu uma boa notícia na quinta-feira (19). Obteve um novo recorde na produção na camada pré-sal nas Bacias de Campos e de Santos durante o mês de fevereiro. De acordo com a empresa, no último dia 26 a produção diária própria foi de 555 mil barris por dia (bpd) e a produção operada – que inclui a produção

Ministro de Comunicação Social na mira tucana

O ministro Thomas Traumann tornou-se alvo dos tucanos. O Líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), pediu abertura de inquérito contra o gestor que chefia da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República por uma suposto uso da máquina em prol de promoção pessoal.

Na representação, o PSDB acusa Traumann de improbidade administrativa de tentar beneficiar Dilma Rousseff eleitoralmente com emprego da máquina pública.

De acordo com Carlos Sampaio a documentação contém análises sobre as estratégias das campanhas da presidente Dilma de 2010 e 2014, além de propostas para “virar o jogo” eleitoral, dividindo responsabilidades, exclusivas da Pasta, com pessoas alheias à administração pública, como o PT, o Instituto Lula e blogueiros.

“O ministro Traumann repete os velhos vícios dos governos do PT: usar a máquina administrativa e os recursos públicos em favor do partido e do seu projeto de poder”, ataca Sampaio.

CPI do BNDES

Os Senadores da oposição decidiram apresentar requerimento para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), a fim de investigar os empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O objeto do pedido da CPI será em torno dos empréstimos concedidos pelo BNDES tanto a entidades privadas, quanto a governos estrangeiros, a partir de 2007.

Stédile: MST vai às ruas em abril

O líder do MST, João Pedro Stédile avisou nessa sexta-feira que a militância da organização vai às ruas no próximo dia 7 de abril. A declaração põe lenha na polêmica recente provocada pelo presidente Lula que convocou o “Exército” do MST para sair em defesa do governo Dilma.

De fato, Stédile atendeu ao chamado do ex-presidente Lula e levou o MST às ruas no último dia 13 em favor da presidente Dilma e do PT; Embora mantenha fiel a Dilma, o líder critica o ajuste fiscal.

“Os ministros da senhora têm que ser mais humildes. Humilde para ouvir o povo, para saber quais são as propostas (que o povo quer)”, afirmou.

Corrente petista quer Berzoini na Educação

Membros da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), majoritária no PT, estão pleiteando a pasta da Educação para o ministro Ricardo Berzoini, que hoje responde pelas Comunicações. As informações são da Agência Estado.

Um dos argumentos é que Berzoini tem pouco traquejo com o Ministério das Comunicações. Além disso, diferente da expectativa, a pasta não terá aval para promover a regulamentação da mídia, avaliam os petistas.

A partir desse cálculo, a corrente vem propondo ao ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, que faça a mudança e entregue as Comunicações ao PMDB.

Assuntos relacionados:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s